A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, está com inscrições abertas entre os dias 7 e 11 de abril para alfabetizadores populares que desejam atuar voluntariamente no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).  O objetivo da chamada é montar uma equipe de alfabetização para jovens, adultos e idosos que não estão inseridos no sistema formal de ensino, tanto na Zona Rural como na Zona Urbana de Carpina. 

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Educação. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário de inscrição e reunir as seguintes documentações dentro de um envelope lacrado: 

• Cópia do RG;

• Cópia do CPF;

• Cópia do comprovante de residência;

• Cópia do Diploma da Graduação em Pedagogia;

• Cópia do Diploma da Graduação em Áreas afins;

• Cópia do Certificado de Curso de Aperfeiçoamento na Área de Alfabetização e Letramento com, no mínimo, 60h;

• Cópia do Certificado de Curso de Pós-Graduação na Área de Educação;

• Comprovação de experiência em Docência em Alfabetização;

• Comprovação de experiência em Docência na Educação Básica;

• Comprovação de experiência anterior no Programa Brasil Alfabetizado.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira é uma avaliação do currículo do candidato e também dos seus documentos. Já a segunda, é a realização de uma entrevista presencial nos dias 16 e 17 de abril para conhecer o perfil do candidato. Em cada uma das fases, serão atribuídos de 0 a 10 pontos para cada critério desejado. Serão selecionados apenas aqueles que conseguirem uma nota igual ou superior a 7,0. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 22 de abril. 

Entre as atribuições que serão destinadas aos alfabetizadores selecionados, estão: Desenvolver o plano pedagógico das aulas, orientar e acompanhar as produções dos alfabetizados, participar da formação continuada e realizar visitas às famílias dos alfabetizandos infrequentes. Ou seja, os alfabetizadores serão fundamentais durante todo o processo do Programa. 

Confira o edital completo aqui.