Carpina

Nossa Cidade

Carpina é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Caramuru.


Um pouco da história de Carpina.

O município de Carpina foi criado pela Lei Estadual nº 1.931, datada de 11 de setembro de 1928, com território desmembrado dos municípios de Nazaré da Mata e Paudalho. A denominação Carpina tem a sua origem no nome de um antigo morador que até 1822 residia à margem da estrada em que, posteriormente, ficou localizada a Sede do Município de Carpina. Anualmente, no dia 11 de setembro Carpina comemora a sua emancipação política.

Carpina segue os aspectos econômicos da região, baseada na monocultura da cana-de-açúcar, que emprega grande parte da mão-de-obra local. 

A agroindústria é a atividade predominante em Carpina. Os principais produtos agrícolas da região são a cana-de-açúcar, mandioca, batata doce e a banana. Principais produtos: Feijão, milho, castanha de cajú, mandioca, banana e goiaba.

O clima é Tropical e sua localização é na Zona da Mata Norte pernambucana.

 Turismo.

Carpina é conhecida em toda a região pelos seus festejos juninos. Durante todo o mês, a cidade se transforma num grande arraial para receber visitantes de todas as partes. 
Além das fogueiras gigantes, do forró e as comidas típicas de milho, os bacamarteiros são sempre um destaque durante o São João. As apresentações das bandas de pífano, cada ano que passa atraem mais a atenção dos visitantes. 
Principais Pontos Turísticos.

Artesanato.
Carpina também é conhecida pelos seus artistas-artesãos, como o Mestre Saúba, mamulengueiro, compositor e criador de peças em madeira que retratam as figuras nordestinas, Saúba tem seus trabalhos espalhados por todo o país. 

Museu do Instituto Histórico e GeográficoPara quem gosta de conhecer um pouco mais do passado, nada como uma ida ao museu.

Estação Ferroviária Também vale uma esticada até a Estação Ferroviária, construída em 1882. 

 Economia.

Uma população de 82.685 habitantes e área de 146,12 km, Carpina é uma das principais cidades da Mata Norte, conhecida pelo seu clima ameno e apreciada por suas ruas largas e planas, com muita área verde. Ano a ano, sua paisagem urbana vem sendo modificada em razão da expansão imobiliária. Possui o segundo maior polo comercial da região, chegando a absorver o mercado das cidades vizinhas.

Fonte: Wikipedia e Portal Carpina